Vivência de acadêmicos de enfermagem em Pedro Afonso-Tocantis e a importância da interação ensino-serviço e comunidade

Autores

  • Thaís Fernandes de Oliveira Universidade de Brasilia Núcleo de Estudos de Saúde Publica

DOI:

https://doi.org/10.18569/tempus.v6i4.1212

Resumo

Trata-se de um relato de experiência resultado da participação como voluntária da Operação Capim Dourado do Projeto Rondon, realizado no município de Pedro Afonso-TO. Objetivou-se promover a troca de saberes entre a comunidade, os profissionais de saúde do Município de Pedro Afonso-TO e os acadêmicos de enfermagem. As estratégias utilizadas para a realização das oficinas foram rodas de conversa, oficinas, dramatizações e participação na programação da rádio local. A experiência revelou a necessidade de integrar os conhecimentos dos acadêmicos com a comunidade como meio de crescimento profissional e pessoal de todos os envolvidos. A integração ensino-serviço-comunidade através do trabalho voluntário em realidades diferentes enobrece a formação acadêmica, contribuindo assim para um futuro profissional de excelência

Biografia do Autor

Thaís Fernandes de Oliveira, Universidade de Brasilia Núcleo de Estudos de Saúde Publica

Professora adjunta do Departamento de Saúde Coletiva, da Universidade de Brasília (UnB). Possui doutorado em Ciência da Informação pela UnB, mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Administração da Comunicação Empresarial e graduação em Jornalismo e Relações Públicas. Atualmente é coordenadora do Centro de Tecnologias Educacionais Interativas em Saúde, da Faculdade de Ciências da Saúde (CENTEIAS/FS) e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UnB (NESP/CEAM/UnB), onde coordena a Unidade de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informação em Comunicação em Saúde Coletiva (CNPq-Brasil). Foi consultora em projetos de inclusão digital para o Ministério das Comunicações. Tem experiência nas áreas das Ciências da Informação e da Comunicação com ênfase em Comunicação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: informação e comunicação em saude, tecnologias da informação e comunicação em saúde, inclusão digital, alfabetização em informação e em comunicação, redes sociais e ensino a distância.

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Publicado

2012-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS