O PRIMEIRO CONTATO COM OS PACIENTES NA PRÁTICA HOSPITALAR

Como Citar

da Costa, A. G. (2023). O PRIMEIRO CONTATO COM OS PACIENTES NA PRÁTICA HOSPITALAR. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 8(3). Recuperado de https://tempus.unb.br/index.php/tempus/article/view/1179

Resumo

Trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é descrever a experiência do primeiro contato com os pacientes na prática hospitalar ao nos depararmos com sentimentos nunca vividos anteriormente e a utilização do Método Diagnóstico da NANDA para uma possível Intervenção na consulta de enfermagem ao adulto. O modelo utilizado como estratégia diagnóstica nos permitiu uma maior reflexão sobre os problemas apresentados pelos pacientes numa relação de diálogo, mudanças de autoconhecimento e de estrutura psicológica. E ainda, como a tomada de decisão diagnóstica na enfermagem envolve análises indutivas, dedutivas e intuitivas permeadas pela ética (relação enfermeiro-paciente) contextualizadas na prática do cuidar. Por isso, sentimos a necessidade de elaborar este estudo para relatar esta experiência frente às dificuldades do primeiro contato com as reflexões e os sentimentos afetivos ocorridos e a busca da prestação de um cuidado humanizado. DESCRITORES: Cuidados de Enfermagem, Humanização da assistência, Saúde do adulto.

Referências

Rev.Saúde.Com 2007; 3(1): 85-95 / Oficinas pedagógicas: construindo estratégias para a ação docente - Nascimento MS.

Esc Anna Nery Rev Enferm 2008 mar; 12 (1): 160 - 5. Modelo Calgary de avaliação da família de recém-nascidos - Christoffel MM, Pacheco STA, Reis CSC.

Rev. Latino-Am. Enfermagem, jan-fev 2010 / RACIOCÍNIO CLÍNICO E PENSAMENTO CRÍTICO de Josinete Aparecida da Silva Bastos Cerullo e Diná de Almeida Lopes Monteiro da Cruz.

Braga CG, Cruz DALM. A Taxonomia II proposta pela North American Nursing Diagnosis Association (NANDA). Rev Latino-am Enfermagem 2003 março-abril; 11(2):240-

Diagnóstico de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2009-2011 / NANDA International; tradução Regina Machado Garcez. – Porto Alegre: Artmed, 2010.

CUIDANDO DO CORPO MORTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - Alyne de Medeiros Alvim, Camila de Oliveira Santos, Nébia Maria Almeida de Figueiredo, Teresa Tonini.