Resumo
Introdução: Uma má notícia é todo tipo de anúncio que produz sensações desagradáveis em um de seus agentes, especialmente aquelas
associadas a diagnosticar e prognosticar enfermidades. A comunicação de más notícias é uma realidade constante no cotidiano dos profissionais de saúde, constituindo-se uma das áreas mais difíceis e complexas no contexto das relações interpessoais.
Objetivos: A pesquisa objetivou apreender as representações sociais dos profissionais de saúde acerca da comunicação da má notícia. Método: Tratase de pesquisa qualitativa exploratória. Para coleta de dados, utilizou-se uma análise documental [prontuários] e uma entrevista semiestruturada. Para auxílio da análise do material verbal obtido nas entrevistas, foi utilizado o software Alceste. Participaram da pesquisa 15 profissionais de saúde. Resultados: A análise das entrevistas aponta que os sujeitos não se sentem preparados para a comunicação da má notícia e reconhecem seus limites, medos, ansiedade. Relatam que durante a graduação não foram devidamente preparados para lidar com as emoções e sentimentos dos pacientes perante a doença grave e a morte. Entendem que poderiam buscar apoio em discussões de caso na equipe de saúde. Sugerem a criação de ambiente privativo, seguro e confortável nos quais pacientes e familiares possam se sentir acolhidos durante esse tipo de comunicação. Conclusão: Há necessidade de abordagem sobre o tema durante a formação e prática profissional. É bastante recomendável a implantação de um protocolo para esse tipo de comunicação, buscando favorecer um cuidado integral e humanizado.