A gestão em saúde bucal na linha de cuidado materno infantil: Análise do Programa ‘Sorria Bombeirinho’ da Policlínica Odontológica do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasil.
PDF

Como Citar

Silva, J. N., Gontijo, C. de C., & Cruvinel, V. R. N. (2015). A gestão em saúde bucal na linha de cuidado materno infantil: Análise do Programa ‘Sorria Bombeirinho’ da Policlínica Odontológica do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasil. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 8(4), Pág. 205–222. https://doi.org/10.18569/tempus.v8i4.1593

Resumo

A saúde bucal não pode ser dissociada da saúde geral e influencia diretamente na qualidade de vida e autoestima do indivíduo. Programas preventivos que acompanham as crianças desde o nascimento são fundamentais para o desenvolvimento de uma dentição saudável sem cárie ou outras sequelas. Além disso, é muito importante que o gestor compreenda a visão do usuário em relação ao serviço de saúde, para que este se sinta seguro e acolhido. Este trabalho teve como objetivo analisar o programa da linha de cuidado odontológico materno-infantil na Policlínica Odontológica do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (PODON – CBMDF). Com isso, avaliou-se a percepção dos responsáveis pelas crianças de 0 a 2 anos participantes da primeira fase do programa no período de 2011 a 2013 e as condições de saúde bucal dos mesmos. Esta foi do tipo exploratória, com abordagem quantitativa, de natureza aplicada, onde realizou-se uma pesquisa de campo, ocorrendo em 2 etapas: aplicação de questionário aos responsáveis e análise dos prontuários dos pacientes. Foi utilizado o Software Microsoft Excel 2007 para análise estatística dos dados. Após tabulação e interpretação dos mesmos, foi feito um relatório, e o mesmo foi entregue à gerência do programa. Os questionários aplicados aos pais identificaram que estes estão muito satisfeitos com as ações e serviços do programa e da instituição. A análise dos prontuários mostrou que, das 75 crianças analisadas, 67 (89%) não apresentaram enfermidade bucal durante o acompanhamento. Dessa forma, o programa mostra-se efetivo na prevenção de cárie precoce na primeira infância.
https://doi.org/10.18569/tempus.v8i4.1593
PDF